Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Olympus X-845 / Olympus FE-330
Olympus X-845 / Olympus FE-330 Olympus X-845 / Olympus FE-330
Data da análise: 5/12/2008 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 8 megapixels
Zoom óptico: 5x
Tela de LCD: 2,7 polegadas
Preço: Até R$ 1.000
Fabricante: Olympus
Modelo de Janeiro, 2008

Overview
Imagem 1 - 2
Conclusão
Especs
Galeria
F. Opinião
Colorido vibrante, ponto forte da imagem produzida pela FE-330
Bem saturadas (especialmente os azuis e vermelhos), as cores produzidas pela Olympus X-845 enchem os olhos a cada clique. Apesar disso, suas matizes se mantém próximas ao real. O Balanço do Branco automático é bastante eficiente para evitar color cast mas as opções predefinidas do recurso garantem melhores resultados, como o Tungstênio que suaviza o excesso de laranja produzido pelas lâmpadas residenciais nas fotos à noite sem flash. Fotos em ambientes fechados nos dias nublados tendem a produzir forte cast azul quando tiradas com o Balanço em Auto, como vemos na primeira foto da seqüência abaixo: bastou aplicar a opção Nublado para conseguirmos cores reais (foto do meio), resultado semelhante ao obtido na foto com flash, à direita.
Exposição precisa e fotos bem contrastadas
Dificilmente você terá de ajustar o EV ao fotografar com a X-845: ela produz fotos bem expostas e contrastadas, na maior parte das situações. Se este contraste “passar do ponto” e tornar áreas de sombra muito escuras, basta um toque no “Fix Perfeito” para clareá-las e revelar seus detalhes. Notamos, entretanto, que o recurso age também sobre áreas já suficientemente claras, o que exigirá cautela em sua aplicação. Aceitável aumento da granulação, inconveniente comum a esse tipo de recurso.
Foto tirada no final da tarde teve suas sombras suavizadas, à direita, por meio do recurso Fix Perfeito, opção "Luz Fixa”.
Limites relacionados à gama dinâmica
Gama dinâmica ligeiramente inferior à média, entre as câmeras digitais avaliadas pelo site. Em termos práticos issso significa perda de detalhes, mais visível nas áreas de sombras e dos brilhos. No teste com as flores de tecido (abaixo) foi preciso reduzir a luz normalmente utilizada na tentativa de evitar “estouros”.
Foco eficiente sobre alvos iluminados
O sistema de foco da X-845 é bastante eficiente porém, devido à falta da luz assistente, se o alvo for mal iluminado a câmera não emite sinal verde para o disparo, e não adianta insistir: você terá de dirigir o centro do quadro para algo mais claro.
Nível de detalhes x Nitidez realçada
O nível de detalhes capturado pelo sensor de 8 megapixels da X-845 é menos visível nas imagens de alta resolução analisadas pelo computador, devido à ação de seu redutor de ruído que ocasiona perda dos detalhes mais delicados. Em compensação, acreditamos que por meio de um processo digital a imagem recebe dentro da câmera um reforço de nitidez que destaca as linhas principais dos assuntos. Resultado: a definição dessas linhas se sobressai às áreas de suavidade, atribuindo aspecto de marcante nitidez que costuma agradar os usuários padrão.
Pouca granulação nos baixos fatores, mas suavidade nos detalhes
Granulação bem controlada nos baixos fatores da sensibilidade ISO, apesar de sentimos falta de finos detalhes desde o fator 64, o que revela agressiva ação do redutor de ruído. Este efeito se agrava nos fatores superiores mas devido à acentuada saturação das cores e à “superdefinição” das linhas principais (veja no item anterior), as cópias impressas deverão agradar mesmo em fotos tiradas com fator ISO 400.
Maior risco de fotos tremidas, sem flash
Ao contrário de muitas concorrentes que não hesitam em elevar o ISO (e o ruído) às alturas, a Olympus X-845 mostra-se parcimoniosa na aplicação automática desse fator, o que seria ótimo, não fosse ela ser equipada com uma lente pouco luminosa. Resultado: conforme a iluminação ambiente se reduz, as exposições tornam-se mais longas e, antes que o esperado, desaconselháveis para se fotografar com a câmera na mão sem flash.
Para evitar fotos tremidas, nossa primeira sugestão é que, nesta condições, você fotografe por meio do temporizador. Desta forma, a câmera dispara sozinha reduzindo o risco de balançar ao toque do dedo: você poderá se concentrar apenas em enquadrar e segurar firmemente a câmera. Melhor ainda seria fixar a câmera sobre tripé.
Outra alternativa será elevar manualmente o fator ISO, evitando ultrapassar o 200 ou 400. Você ainda poderá aplicar o modo “Interiores” ou acionar o “Estabilização Digital”, mas nestes casos ficará sujeito à aplicação automática de fatores como o 640, que limitará o tamanho de suas cópias impressas, se você for exigente quanto à qualidade da foto.
O recorte da esquerda é de foto tirada com sensibilidade ISO 64 e a da direita com o Modo de Estabilização, que elevou o fator para 640, causando suavização nos detalhes e granulação. Porém, dependendo do tamanho da ampliação este resultado ainda poderá ser preferível ao das fotos tremidas que ele previne.


Próxima página: avaliação da Imagem-2

Galeria da Olympus X-845 / Olympus FE-330: 16 fotos
para você observar a qualidade da imagem produzida

Veja no Fórum de Opinião o que os usuários da Olympus X-845 / Olympus FE-330
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião

Página de Especificações da Olympus X-845 / Olympus FE-330
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados