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Cuidados
Durante e ApÓs a Compra |
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B.
C. Deiró
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Veja algumas dicas e cuidados
a serem observados na compra e após a compra
da sua
câmera digital para você se proteger e evitar
futuras dores de cabeça. |
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Se possível, experimente a câmera antes de se decidir
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Experimente a câmera antes da
compra, sinta se ela tem uma pegada confortável, simule
ajustes, observe o visor e a tela.
Se a compra será feita por telefone ou pela Internet,
procure alguma loja de rua que disponha do modelo de digital
que você escolheu e vá conhecê-la. Em especial
no caso das ultrafinas, seus comandos poderão ser um
difícil desafio, e nada pior do que descobrir que seus
dedos são grandes demais para operar tão minúscula
espécime digital, depois de levá-la para casa. |
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O barato sai caro |
Desconfie de lojas que vendem produtos
por preço muito abaixo da faixa de mercado sem nota fiscal e com prazos de garantia que, reduzidos, mal passam de três meses! Faça
as contas: é preferível você pagar um pouco mais pela câmera em vez de se arriscar a perder
tudo o que entregou a um lojista duvidoso, caso ela apresente
defeito.
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Garantia de loja ou direto com o fabricante
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Antes de assinar o cheque, confirme com o vendedor se a garantia da câmera é direto com o fabricante ou oferecida pelo lojista. Teoricamente, a garantia de fábrica é mais segura porque o risco do fabricante fechar as portas enquanto a câmera está na garantia é menor do que o da loja sumir do mapa. Assim, ao fazer a compra com garantia direto com a loja, certifique-se antes de que seja uma empresa idônea e bem estabelecida. |
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Por outro lado, nem sempre estamos livres de dores de cabeça com a garantia de fábrica. Não raro vemos pessoas
levarem meses para resolver pequenos perrengues com o fabricante, o que poderia ser solucionado rapidamente e sem burocracia por uma loja responsável e comprometida a prestar bom atendimento aos
seus clientes. |
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Nossa sugestão é que você faça uma boa pesquisa sobre a loja e sobre o serviço de atendimento ao cliente do fabricante
antes da compra. Poderá encontrar depoimentos a respeito de ambos no Google e conferir avaliações em sites especializados como o
Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). |
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Com esses cuidados minimizamos os riscos de nos depararmos com problemas inesperados depois da compra. Havendo interesse, você ainda poderá conseguir o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor
(SAC) do fabricante e ligar para sondar sua disponibilidade e a qualidade do atendimento. Desta forma, terá uma idéia de como será o contato com eles, caso venha a necessitar.
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Ao receber o produto |
Tanto ao comprar na loja quanto ao receber
o produto adquirido por telefone ou pela Internet, não
aceite embalagens avariadas: elas deverão estar lacradas.
Na loja você poderá abrir a embalagem com cuidado
na frente do vendedor, observar se todos os itens estão
no pacote e, inclusive, ligar e testar o funcionamento da
máquina. Confira e guarde muito bem a nota fiscal e
o termo de garantia.
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No caso de compra fora da
loja, ou seja, por telefone ou pela Internet, ao receber a
encomenda, se você notar que a embalagem não
é lacrada, não aceite e não assine nenhum
recibo: a empresa terá de enviar outro produto. |
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Devolução
e troca |
De posse da nova câmera, tudo o
que se deseja é abrir o pacote e se divertir, sem pensar
em problemas, muito menos em “devolução”
ou “troca”. Mesmo torcendo para que eles não
aconteçam, sugerimos que você esteja preparado
para eventuais contratempos. Para isso, o ideal é ao
realizar a compra informar-se com o vendedor ou com o Serviço
de Atendimento ao Consumidor (SAC) da loja sobre a política
de devolução e troca em prática. |
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Muitos fornecedores fazem na própria loja
a troca do produto por outro de mesmo modelo, caso o consumidor
constate algum tipo de defeito nos primeiros dias ou horas após
a compra. Confirme qual o prazo para esse tipo de troca. Se o lojista
fizer promessas generosas, ótimo, mas elas deverão
constar na nota fiscal. Teste a câmera dentro do prazo para
troca direta e, qualquer problema, corra para a loja e traga outra
em perfeito estado. Isso evita um transtorno maior: enviar a máquina
recém-adquirida para a assistência técnica e
aguardar sua reparação. |
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Algumas lojas exigem embalagem sem avaria do
produto para fazer a devolução ou troca, portanto,
nada de rasgar o pacote! E não rabisque o manual antes de
estar certo que a câmera está perfeita. |
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É bom lembrar que por determinação
do Procon (http://www.procon.sp.gov.br) produtos adquiridos fora
da loja, ou seja, pela Internet ou por telefone, podem ser devolvidos
no prazo de sete dias, caso o comprador tenha desistido da compra.
Já ao adquirir o produto em loja física, o vendedor tem o
direto de não aceitar a devolução por desistência.
Assim, cuidado com as compras por impulso especialmente dentro de loja física: pesquise antes e só bata o martelo se estiver seguro quanto ao produto escolhido, preço e condições de pagamento, que é para não se arrepender depois. |
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Também é importante saber que dentro
do prazo de garantia do produto, se este apresentar algum problema,
mesmo que no último dia dentro deste prazo, conta-se, a partir
da data em que o consumidor entregar o produto à assistência
técnica, 30 dias para o fabricante resolver o defeito. Se
ele não conseguir resolver - e for constatado que o problema não
se justifica no mal uso do produto - o consumidor terá o
direto à devolução. |
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