Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Siga o Câmera versus Câmera no Twitter
Alcance do Flash das CÂmeras Digitais
B. C. Deiró              
A maior parte das digitais possui dispositivo de flash integrado cujo alcance é usualmente proporcional ao porte da câmera: o das máquinas maiores e mais pesadas têm potência superior e banham de luminosidade áreas com o dobro ou o triplo de extensão do que são capazes os flashes das câmeras de bolso, indicadas para fotos em ambientes de pequeno a médio porte.
     
Kodak EasyShare Z1275 - Edição Câmera versus Câmera   Kodak EasyShare Z1275 - Edição Câmera versus Câmera
O flash embutido da Kodak EasyShare Z1275 é encrustado de forma elegante e discreta no corpo da pequena câmera. Ele atinge 5,9 metros de alcance, mais potente que o da maioria das digitais deste porte.
  . Modos de Flash
Além do flash automático, as digitais costumam trazer diversos modos de flash como o “Sempre Ligado”, também chamado “Luz de Preenchimento” ou “Flash Forçado”, entre outros nomes. Ele obriga o flash a disparar mesmo quando há luminosidade suficiente em cena, situação em que normalmente o automático não dispararia. É útil ao fotografar assuntos contra a luz, evitando que o objeto no primeiro plano saia escuro. Ao contrário, o que é conhecido por “Flash Desligado” (entre outros nomes), impede o disparo do flash mesmo que o ambiente esteja escuro. Deve ser acionado quando se deseja retratar a iluminação natural, livre da luz padronizada do flash.
 
Sony Cyber-shot DSC-H10 - Edição Câmera versus Câmera
O flash do tipo pop-up salta do nível da câmera e costuma reduzir a incidência de olhos vermelhos.
Na Sony DSC-H10 de cor preta acima ele está em ação e na prateada se mantém recolhido.
 
Outro flash muito importante para o sucesso das fotos, é o “Redutor de Olhos Vermelhos”. Basicamente, ele emite disparos preliminares curtos e rápidos que provocam a reação natural da retina se contrair e, assim, evitar que o vermelho dos vasinhos sanguíneos se reflita (o que causa o vermelho nas fotos) quando, logo a seguir, o flash que de fato grava a foto dispara.
Esses quatro modos de flashes (Auto, Sempre Ligado, Desligado e Redutor de Olhos Vermelhos) constam no cardápio de praticamente todas as câmeras digitais avaliadas pelo site: o que varia é apenas seus nomes ou algum detalhe no funcionamento do Redutor de Olhos Vermelhos. Já o flash "Sincronia Lenta" nem sempre é disponibilizado. Além de possibilitar interessantes efeitos, faz com que áreas do plano de fundo fora do alcance do flash sejam mais expostas, ganhando claridade.
  . Sapata para Flash Externo
 
Nikon D60 - Edição Câmera versus Câmera
Acima, a Nikon D60 devidamente equipada para atuar nas grandes recepções. Em destaque, ao lado, a sapata.
Na cobertura de festas e de eventos noturnos as câmeras mais comemoradas são aquelas dotadas de sapata para unidades de flash externo que ampliam em bons metros o alcance da luminosidade e as possibilidades do fotógrafo. Peça de metal localizada na parte superior da câmera, a sapata (“hot shoe” em inglês) é construída para fixar e sincronizar o flash externo com o sistema de obturação da digital, de forma que esses flashes funcionam como se fizessem parte da câmera, e sem a necessidade de cabos de conexão.
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2014    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados