TÉcnica
do Meio-Disparo |
B.
C. Deiró
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A técnica de pressionar o botão
do obturador até a metade antes de completar o disparo é
muito útil para o fotógrafo: reduz o atraso do obturador,
possibilita que o assunto em foco seja reposicionado para qualquer
parte do quadro e ainda permite saber quais valores de exposição
serão automaticamente aplicados, em digitais que exibem esses
dados antes de completar o disparo. |
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. Reposicionar o assunto principal |
Câmeras mais simples focam
apenas o assunto que se encontra no meio do enquadramento o que,
sem a técnica do meio-disparo, obrigaria o fotógrafo
a conter sua criatividade e posicionar o objeto principal impreterivelmente
no centro da foto. Saiba como usar essa técnica para ganhar
total liberdade ao elaborar suas composição. |
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Primeiro, enquadre a cena com
o objeto principal no centro, para que o foco se dê sobre
ele. Então, pressione o obturador somente até a metade
do caminho, o que irá travar o foco. Agora, mova ligeiramente
a câmera para deslocar o objeto do centro do quadro, posicionando-o
onde quiser. Segure firme e complete o disparo. |
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. Reduzir o atraso do obturador |
Para reduzir o atraso
entre o clique e a cena registrada, enquadre e pressione o botão
do disparo pela metade. Mantenha-o nesta posição e
aguarde para, no momento certo, completar o disparo. Enquanto aguarda,
cuide para que a distância entre a objetiva e o assunto não
se altere (ou ele sairá desfocado). O atraso será
menor porque ao pressionar o botão pela metade você
induz a câmera a antecipar o cálculo do foco, da exposição
e do Balanço
do Branco, ganhando tempo para, quando você completar o disparo,
ela ser mais ágil no registro da foto. |
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. Dados da exposição |
É também após
pressionar parcialmente o obturador que a maioria das câmeras
exibe quais valores da abertura
do diafragma, da velocidade do obturador, e qual fator
ISO serão automaticamente aplicados na foto. Isso
dá ao fotógrafo a oportunidade de, ao deparar-se por
exemplo com altos fatores ISO que normalmente produzem ruído na imagem, abrir janelas ou acender mais luzes para aumentar a iluminação
ambiente, na tentativa de obrigar a câmera a reduzir o fator. |
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O mesmo procedimento será
útil quando a câmera indicar que longas exposições
serão necessárias. Ao intensificar a iluminação
ambiente o fotógrafo fará com que ela acelere a velocidade
do obturador. Ele ainda terá a chance de se prevenir-se e
manter a mão firme ou apoiar a câmera sobre algo estável
para evitar fotos tremidas,
comuns nas longas exposições. |
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