Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Siga o Câmera versus Câmera no Twitter
Imagens PanorÂmicas
B. C. Deiró                   
Fotos tiradas com lentes normais capturam um ângulo mais estreito do que somos capazes de enxergar e, por isso, detalhes que vemos nos cantos laterais da cena real ficam fora da foto. Para ampliar os horizontes e oferecer imagens mais amplas inclusive do que nossos olhos alcançam e que só conseguimos visualizar ao virar a cabeça para os lados, algumas câmeras digitais criam panorâmicas, unindo várias fotos numa só. O resultado vai muito além do que as invejadas lentes grandes-angulares de até 14 mm conseguem registrar.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera
         
  Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
           
Há diferentes processos para se criar esse tipo de fotografia. Em alguns modelos de digitais as fotos são unidas na própria máquina, em outras o trabalho é concluído por meio do software que acompanha a câmera. Algumas permitem unir 3 fotos, como na panorâmica acima, outras possibilitam passar de 20. Normalmente as sequências podem ser tanto no sentido horizontal como no vertical... e o uso do tripé como apoio será sempre bem vindo. Outra dica para garantir boas panorâmicas é evitar assuntos em movimento.
Quanto mais sofisticada a câmera, mais precisos seus recursos para recriar, numa única imagem final, todo o esplendor das amplas paisagens ou dos grandes ambientes em coberturas de até 360 graus!
  . Panorama em "panning"
Lançado pela Sony com o nome Sweep Panorama, em português Varredura Panorâmica, este sistema utiliza a técnica do "panning" na criação das panorâmicas, à medida em que fotografa enquanto a câmera se move. Prático e eficiente, dispensa o fotógrafo dos múltiplos disparos e do trabalho de unir as fotos.
 
Basta direcionar a câmera para onde desejamos que inicie a panorâmica, manter o obturador pressionado e mover a máquina, sentido horizontal ou vertical, para que passe diante da objetiva tudo o que queremos incluir na imagem. A câmera fotografa continuamente o que “vê”. Quando atingir o ângulo final, solte o botão: a imagem será processada e em segundos exibida com os quadros automaticamente unidos.
Na Sony Cyber-shot DSC-HX1 (à direita), primeira digital a incorporar o recurso, o ângulo capturado é de 224 graus.
Cortesia da Sony - Edição Câmera versus Câmera
 
Os resultados do Sweep Panorama surpreendem, especialmente quando os
usuários evitam assuntos em movimento, contra-indicados às panorâmicas em geral.
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2014    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados