Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Siga o Câmera versus Câmera no Twitter
Visores Ópticos e de Cristal LÍquido
B. C. Deiró               
Enquanto a fotografia analógica reinava absoluta, o termo "visor" das máquinas fotográficas era entendido da mesma forma por todos, remetendo a um componente que pouco variava. Hoje, ele define diversos meios de ver o mundo através das novas câmeras, invadidas por visores de formas, materiais e tecnologias que costumam confundir os consumidores. Saiba, aqui, um pouco mais sobre eles.
  . Visor Óptico
É o visor padrão das máquinas fotográficas tradicionais através do qual olhamos, rosto junto à câmera, para enquadrar a cena. Nas digitais eles disputam com os monitores de LCD a atenção dos fotógrafos, que deverão dar preferência aos visores quando, por exemplo, for necessário poupar as baterias: os monitores de LCD são grandes devoradores de energia.
 
Observe os visores ópticos das compactas Canon A560 e Sony DSC-W125
Copyright©  Câmera versus Câmera
Também quando a luz ambiente dificulta a visualização pelo monitor, como sob sol forte, os visores tornam-se recurso da maior importância. Os fotógrafos ainda poderão trocar os encantos da telinha de cristal líquido pelo pequeno visor ocular ao sentir as mãos trêmulas: a composição da cena pelo visor permite apoiar a câmera contra o rosto, o que proporciona maior estabilidade.
Seu ponto fraco é, em máquinas compactas (ou seja, não SLR), sofrer do erro da paralaxe que, na prática, resulta num desvio relacionado ao enquadramento. O problema se agrava conforme a máquina se aproxima dos assuntos: na macrofotografia as bordas dos objetos vistas através do visor podem ficar fora da foto. Assim, o ideal é que as câmeras sejam equipadas pelos dois componentes, visor óptico e de LCD, para que o fotógrafo possa alternar o uso de um e outro, conforme suas necessidades.
  . Visores de LCD
Uma das novidades mais festejadas da fotografia digital é suas câmeras serem equipadas pelo visor de LCD (Liquid Crystal Display), monitor de cristal líquido. Ele permite rever as fotos gravadas que, quando necessário, poderão ser refeitas antes do fotógrafo abandonar a "cena do clique". Livre do erro da paralaxe, ainda oferece enquadramento mais preciso do que o obtido através do visor ocular.
 
Acompanhe por meio destas Sony Cyber-shot a evolução de tamanho dos monitores
Sony DSC-W35 - Edição Câmera versus Câmera Sony DSC-W55 - Edição Câmera versus Câmera Sony DSC-T70 - Edição Câmera versus Câmera Sony DSC-T200 - Edição Câmera versus Câmera
Mas esta simpática telinha também tem seus pontos fracos, como visibilidade alterada sob sol forte ou em situações de pouca luz, dependendo da câmera. O que independe da marca ou modelo da digital é o alto consumo de energia desses monitores. Além disso, lembre-se que ao enquadrar a cena pelo LCD, a posição de braço estendido aumenta o risco de fotos tremidas: ao contrário, quando utilizamos o visor óptico a câmera é apoiada contra o rosto, o que dá maior estabilidade.
Conclusão: o ideal é que, além do monitor de LCD, a câmera digital também possua visor óptico para que o fotógrafo aproveite as vantagens de cada um desses recursos e, oportunamente, alterne o uso entre um e outro.
  . Modo Live View

A expressão "live view" refere-se à visualização pelo monitor de cristal líquido do que se passa em tempo real na frente da objetiva. Enquanto as câmeras digitais compactas têm a capacidade de exibir pelo LCD tanto as fotos gravadas quanto a cena a ser fotografada, até pouco tempo atrás as máquinas DSLR só exibiam as fotos gravadas: para compor as cenas era preciso utilizar o visor ocular. Os modelos mais recentes de reflex ganharam essa capacidade por meio da função denominada “Live View”.

Cortesia Canon - Edição Câmera versus Câmera
A Canon EOS Rebel T2i possui função Live View para todos os modos de gravação
Veja também: Monitores LCD Especiais
Proteção para a lente... mas não para os visores
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2014    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados