Câmera de recursos avançados, a Fujifilm FinePix HS20EXR foi lançada para substituir a Fujifilm FinePix HS10, modelo também equipado com lente capaz de aproximar 30 vezes os assuntos. Forte apelo do novo modelo está no EXR que traz no nome e que dá ao seu sensor CMOS de generosos 16 MP a capacidade de se comportar de três diferentes maneiras. Dependendo da cena a ser fotografada ele prioriza o nível de detalhes, a gama dinâmica ou o controle do ruído, sempre para conseguir os melhores resultados.
Monitor articulável, criação de panorâmicas por varredura da cena, gravação de bons vídeos na resolução Full HD com som estéreo e de clipes com efeito câmera lenta, o que não faltam são diferenciais na Fujifilm HS20EXR. Além desses recursos em destaque na sua longa lista de "Prós", ela traz tudo o que se espera de câmeras digitais avançadas, como eficiente estabilizador de imagens, visor EVF com ajuste de dioptrias, sapata para flash externo, controle manual da exposição com modos de prioridades, produção de arquivos RAW (e RAW+JPEG), etc. Alimentada por 4 pilhas AA, a Fuji HS20 EXR tira aprox. 400 fotos por carga das recarregáveis NiMH, número dentro da média em câmeras SLR-like.
A imagem produzida pela Fujifilm HS20EXR é de boa qualidade, nítida e com alto nível de detalhes, confome você poderá observar nos testes que realizamos com ela, exibidos nas páginas Imagem 1 e Imagem 2 deste review. O colorido é confiável e vibrante, apesar de ter se mostrado pouco saturado nos detalhes das fotos de grandes planos tiradas no ângulo largo. Ao aplicar o zoom, as cores e impressionantes detalhes se revelam, não apenas nas fotos mas também nos vídeos.
Cuidado: o volume da câmera, peso, design e o zoom ajustável girando-se o anel da lente vão fazer você sentir como se estivesse operando uma câmera profissional, mas não se esqueça, ela não é uma DSLR e suas limitações aparecem nas fotos com pouca luz quando os fatores da ISO acima de 800 roubam a saturação das cores e os detalhes mais finos das imagens. Utilizada como a câmera bridge que é, a Fujifilm FinePix HS20EXR deverá agradar quem deseja exercitar os controles manuais, fazer belas fotos, retratos, cobrir eventos noturnos com flash e, ainda, esnobar nos estádios tirando 8 fotos por segundo para colaborar com o tira-teima.
Observe nas páginas Imagem 1 e Imagem 2 deste review a atuação da Fujifilm FinePix HS20EXR nos nossos testes à luz do dia ou sob luz artificial, com e sem flash, no ângulo largo e do telefoto (zoom 30x), etc.
- Shutter Lag: não há praticamente atraso do obturador. Observamos 0,28 segundo ao fotografar no ângulo largo.
- Intervalo entre as fotos: 2,5 segundos, o que está na média atual, mas passa de 5 segundos ao fotografar no modo RAW ou RAW + JPEG.
- Intervalo entre as fotos com flash: aproximadamente 4 segundos.
- Modo Contínuo: a Fuji HS20EXR tira até 32 fotos JPEG de 16 megapixels ao rápido índice de 8 fotos por segundo.
- Sensor EXR CMOS de 16 megapixels para fotos de até 30 x 40 cm, considerando-se a qualidade profissional de impressão
- Impressionante lente de superzoom aproxima 30x os assuntos. Ângulo largo de 24 mm
- Produz alto nível de detalhes, imagens agradavelmente nítidas, cores próximas ao real
- Permite selecionar o comportamento do sensor de acordo com a situação a ser fotografada
- LCD de 3 polegadas articulável facilita compor as cenas (mas não o auto-retrato)
- Em vez de botões, possui anéis na lente para ajuste do foco e zoom, tal como as DSLRs
- Fotos macro de grande impacto, com a lente a apenas 1 cm dos objetos
- Eficiente ação do estabilizador de imagens: conseguimos imagens nítidas na velocidade 1/6 segundo (sem zoom)
- Flash pop-up alcança 7,1 m, o que capacita a câmera na cobertura de eventos noturnos
- Boa performance e rápido modo de fotos sequenciais para assuntos de ação
- A Fujifim HS20 EXR cria imagens panorâmicas por meio do "panning" (varredura)
- Detecta faces; o foco acompanha assuntos em movimento
- Ruído bem controlado até o fator ISO 800; pouca ocorrência de purple fringing
- Bons retratos com flash e baixa incidência de olhos vermelhos
- Sob pouca luz: num clique a Fuji HS20EXR tira e combina 4 fotos para obter boas imagens
- Produz vídeos em Full HD com som estéreo e zoom óptico. Limite: 29 minutos
- Gravação de pequenos clipes com até 320 fps para efeito em câmera lenta
- Cria efeitos nas fotos, como o que suaviza o fundo para evidenciar o assunto principal
- Saída HDMI para conexão com aparelhos HDTV (cabo não incluso, como é o padrão)
- Outros: a Fuji FinePix HS20 EXR corrige olhos vermelhos em fotos gravadas; possui recurso que ajuda a tirar fotos bem niveladas
- Não possui zoom digital, o que poderá não fazer falta, face às especificações da câmera
- É preciso levantar manualmente o flash pop-up da Fujifilm HS20 EXR para que dispare
- Fatores ISO superiores a 800 deterioram a qualidade da imagem e devem ser evitados
- Tendência a produzir cores pouco saturadas nos detalhes das fotos de grandes planos (como paisagens) capturadas sem zoom
- Avisa com pouca antecedência que a bateria está acabando: tenha unidades de reserva
- Lentidão ao fotografar no modo RAW ou RAW + JPEG
- Ajuste do ISO e Balanço do Branco desativados em vários modos de fotografia
- Reduzida escala da abertura, comum nas SLR-like, desagrada usuários avançados
- Versão integral do manual da Fuji HS20EXR acessível apenas pelo CD e não em impresso
- Memória interna de 20 MB. Se não vier com cartão, sugerimos comprar um com a câmera
33 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Fujifilm FinePix HS20EXR
Conheça algumas das concorrentes diretas da Fujifilm FinePix HS20 EXR, as câmeras de superzoom Olympus SP-800UZ, Canon PowerShot SX30 IS e Panasonic Lumix DMC-FZ100. Há importantes diferenças entre elas para você considerar antes de bater o martelo.
Quem planeja gastar menos e não se interessa pelos controles manuais da exposição terá na Olympus uma boa opção. Já os que pretendem avançar na fotografia encontrarão maiores possibilidades na Fujifilm HS20 EXR, na Canon SX30 IS ou na Lumix FZ100.
Quadro comparativo entre três câmeras de superzoom da Fujifilm, a Fuji FinePix HS20EXR e sua irmã mais velha, a Fujifilm FinePix HS10, além da Fujifilm FinePix S3300. Todas disponibilizam controle total da exposição, modos de prioridades, são alimentadas por 4 pilhas AA, possuem estabilizador, visor EVF, etc. Fique atento, abaixo, às diferenças entre elas.
Entre as vantagens da Fujifilm HS20 EXR e da Fujifilm HS10 sobre a Fujifilm S3300 está a gravação de vídeos na resolução Full HD e de pequenos clipes em alta velocidade que reproduzem o efeito slow motion. Com altos índices no modo de fotos contínuas, elas também são atraentes para os que planejam cobrir eventos esportivos.
Câmera de preço mais acessível, a Fujifilm FinePix S3300 possui monitor fixo do lugar dos articuláveis das outras duas, e lente de fator ligeiramente inferior, mas de ângulo tão largo quanto o da Fuji HS20EXR e da Fuji HS10 (24 mm, equiv.).