BalanÇo ou EquilÍbrio do Branco |
B.
C. Deiró
|
No esforço para reproduzir
toda a riqueza do colorido real
das cenas e preservá-lo da interferência de luzes (artificiais ou naturais) que possam
alterar matizes originais, a fotografia digital traz um importante
recurso, o Balanço do Branco (ou White Balance), também denominado Equilíbrio
do Branco, que na maioria das câmeras é operado pelo
usuário. |
|
Enquanto na fotografia analógica
era preciso adaptar filtros de cor às lentes para evitar
color cast,
na digital basta regular o Bal. do Branco da câmera. Assim, com um simples toque de botão, o fotógrafo
ajusta a câmera para que os brancos do assunto se mantenham
brancos na foto e que todas as cores sejam retratadas com precisão,
livres da influência esverdeada das lâmpadas fluorescentes ou
alaranjada das incandescentes, avermelhada do entardecer, azulada
dos dias nublados, etc. |
|
Além
da luz artificial incandescente ou fria, a iluminação
natural em suas diferentes temperaturas ao longo do
dia concorrem para alterar a tonalidade das fotos. Veja
abaixo, à esquerda, fotos no estado em que saíram
de câmeras cujo Balanço do Branco não
conseguiu controlar a tendência do vermelho, amarelo
e magenta. As cores reais se revelam nas imagens à
esquerda, após edição por meio
de programas gráficos. |
|
|
 |
|
 |
|
 |
|
 |
|
 |
|
 |
|
|
. Opções Predefinidas e o Balanço do Branco
Manual |
Câmeras dotadas de eficiente sistema
de Balanço
do Branco são capazes de eliminar completamente o color
cast. Além da opção automática,
elas trazem opções predefinidas para várias
situações de luz, como diferentes tipos de lâmpadas
fluorescentes e até mesmo para fotos submarinas, em câmeras
à prova d'água ou que possuem caixa protetora opcional. |
|
Ainda assim, é desejável que
a câmera permita também o ajuste manual do Balanço
do Branco, útil quando nos encontramos sob iluminação
não coincidente com as previstas pela câmera. Por meio
desta opção o usuário poderá personalizar
a referência do branco ao apontar a objetiva para um objeto
branco ou cinza da cena |
|
 |
|
 |
Ao fotografar este ambiente iluminado por um tipo especial
de lâmpadas de tungstênio, o
melhor resultado obtido ao experimentar a opção automática e as predefinidas do
Balanço
do Branco foi a foto amarelada
da esquerda.
Graças ao ajuste manual do recurso
reproduzimos cores bem mais naturais, na foto da
direita. |
|
|
|
Voltar |