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Bracketing |
B.
C. Deiró
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Em inglês o
termo “bracketing” refere-se a “conjunto”,
exatamente o que faz esse comando nas câmeras fotográficas:
fotos em série. Antes privilégio de digitais avançadas,
ele invade atualmente as compactas voltadas ao público amador.
Se sua câmera está entre elas, fique certo de que tem
boas razões para comemorar. O bracketing se apresenta sob
os mais variados nomes nas digitais, mas seu papel é um só:
assegurar que o fotógrafo não perca a foto em função
de má exposição. Isso porque, quando acionado,
ele faz a câmera disparar várias vezes a cada clique
do obturador, aplicando diferentes exposições nesses
disparos. Basta, depois, você escolher a melhor foto. |
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Nessa série foi
selecionada a variação 0,7 negativo, zero e
0,7 positivo do EV. A exposição escolhida foi
a da direita, com + 0,7 |
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Na maioria das câmeras o bracketing tira
três fotos a cada clique e o usuário poderá
selecionar quais níveis da exposição
compensada (EV) deverão ser empregados: as opções
incluem o valor positivo e o negativo de um mesmo nível,
além do zero. O recurso é útil especialmente
quando você deseja assegurar boas exposições
mas não dispõe de tempo para verificar as fotos antes
de deixar a cena do clique. Ponha o bracketing para trabalhar e
se garanta! |
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. Múltiplos disparos... e múltiplas configurações |
Em diversas câmeras digitais o recurso de disparos
em série se estende para configurações que
vão além da exposição
compensada. Bom exemplo é a função que
num só toque do obturador produz duas fotos, uma com flash
e outra sem. É indicada quando se pretende retratar a luz
ambiente sem apoiar a câmera sobre tripé:
caso a exposição for longa e a imagem sair tremida,
você terá a opção com flash, de rápida
exposição, provavelmente mais nítida. Assim,
na dúvida entre acionar o flash ou arriscar a captura da
luz natural sem flash, fique com as duas opções ao aplicar o
recurso e, depois, avalie e escolha o melhor resultado. |
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Aplicamos acima o recurso que tira
uma foto com flash e outra sem. Apesar da uniforme luminosidade,
a combinação da luz ambiente (artificial)
e a do flash produziu pétalas mais rosadas que
o real. Por isso, a foto da direita foi a escolhida,
já que ambas estão nítidas. |
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Determinadas câmeras se encarregam de
analisar as fotos, escolher e salvar apenas a que ficou melhor.
Preferimos as que salvam as diferentes versões, deixando
que o fotógrafo decida sobre elas. |
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Há, ainda, modelos de digitais que produzem
fotos com diferentes efeitos
ao toque do obturador: na dúvida entre aplicar cores normais,
Sépia ou Preto e Branco, basta acionar o recurso para ver
a cena sob os três efeitos. |
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Tratam-se, enfim, de recursos que multiplicam
as chances de se obter fotos que satisfaçam. Com espaço
de memória
disponível, use e abuse deles! |
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