Alcance
do Flash das CÂmeras Digitais |
B.
C. Deiró
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A maior parte das digitais possui
dispositivo de flash integrado cujo alcance é usualmente
proporcional ao porte da câmera: o das máquinas maiores
e mais pesadas têm potência superior e banham de luminosidade
áreas com o dobro ou o triplo de extensão do que são
capazes os flashes das câmeras de bolso, indicadas para fotos
em ambientes de pequeno a médio porte. |
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O flash embutido da Kodak EasyShare Z1275 é encrustado de forma elegante e discreta no corpo da pequena câmera. Ele atinge 5,9 metros de alcance, mais
potente que o da maioria das digitais deste porte. |
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. Modos de Flash |
Além do flash
automático, as digitais costumam trazer diversos modos de
flash como o “Sempre Ligado”, também chamado
“Luz de Preenchimento” ou “Flash Forçado”,
entre outros nomes. Ele obriga o flash a disparar mesmo quando há
luminosidade suficiente em cena, situação em que normalmente
o automático não dispararia. É útil
ao fotografar assuntos contra a luz, evitando que o objeto no primeiro
plano saia escuro. Ao contrário, o que é conhecido
por “Flash Desligado” (entre outros nomes), impede o
disparo do flash mesmo que o ambiente esteja escuro. Deve ser acionado
quando se deseja retratar a iluminação natural, livre
da luz padronizada do flash. |
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O
flash do tipo pop-up salta do nível da câmera
e costuma reduzir a incidência de olhos vermelhos.
Na Sony DSC-H10 de cor preta acima ele está em
ação e na prateada se mantém recolhido. |
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Outro flash muito importante
para o sucesso das fotos, é o “Redutor de Olhos Vermelhos”.
Basicamente, ele emite disparos preliminares curtos e rápidos
que provocam a reação natural da retina se contrair
e, assim, evitar que o vermelho dos vasinhos sanguíneos se
reflita (o que causa o vermelho
nas fotos) quando, logo a seguir, o flash que de fato grava a foto
dispara. |
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Esses quatro modos de flashes
(Auto, Sempre Ligado, Desligado e Redutor de Olhos Vermelhos) constam
no cardápio de praticamente todas as câmeras digitais
avaliadas pelo site: o que varia é apenas seus nomes ou algum
detalhe no funcionamento do Redutor de Olhos Vermelhos. Já
o flash "Sincronia
Lenta" nem sempre é disponibilizado. Além
de possibilitar interessantes efeitos, faz com que áreas
do plano de fundo fora do alcance do flash sejam mais expostas,
ganhando claridade. |
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. Sapata para Flash Externo |
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Acima,
a Nikon D60 devidamente equipada para atuar nas grandes recepções.
Em destaque, ao lado, a sapata. |
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Na cobertura de festas e de eventos
noturnos as câmeras digitais mais comemoradas são aquelas dotadas de
sapata para unidades de flash externo que ampliam em bons metros o alcance da
luminosidade e as possibilidades do fotógrafo. Peça
de metal localizada na parte superior da câmera, a sapata
(“hot shoe” em inglês) é construída
para fixar e sincronizar o flash externo com o sistema de obturação
da digital, de forma que esses flashes funcionam como se fizessem
parte da câmera, e sem a necessidade de cabos de conexão.
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