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Histograma |
B.
C. Deiró
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Histograma é um gráfico
que representa a distribuição dos tons claros e escuros
da imagem, ajudando o fotógrafo a avaliar se as fotos estão
subexpostas (claras), superexpostas (escuras) ou adequadamente expostas.
Algumas câmeras digitais o exibem apenas para as fotos já gravadas
que, se necessário, deverão ser refeitas alterando-se
o nível da exposição
compensada ou de outros parâmetros. O ideal é que
o gráfico também seja exibido "ao vivo",
antes do clique, aumentando as chances das fotos serem corretamente
expostas logo no primeiro disparo, também porque nem todas
as cenas podem se repetir diante das câmeras. |
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Vão aqui
algumas dicas para ajudar você a "se entender"
mais rapidamente com este gráfico que frequentemente causa estranheza em usuários iniciantes. |
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O histograma é formado por uma linha horizontal e outra
vertical. Na horizontal estão representados 256 níveis
de luminosidade que vão do preto ao branco puros, ou
do 0 ao 255, respectivamente. Assim, na porção
central desta linha teremos os meios-tons. O eixo vertical
representa a quantidade de pixels contida na imagem, em cada
uma dessas 256 graduações. |
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Há um conceito superficial
a respeito do histograma, infelizmente um dos primeiros a chegar
nos ouvidos da maioria dos iniciantes, de que para a exposição
estar correta o gráfico deve criar uma montanha simétrica
semelhante à do exemplo acima, e que se as bias tenderem
para a esquerda ou a direita a foto sairá super ou subexposta.
É preciso lembrar que determinadas cenas jamais obtém
uma representação como acima. Acontece, por exemplo,
quando você enquadra paisagens noturnas ou, no outro extremo,
cenas com predomínio de tons claros. O gráfico irá
tender para a esquerda ou direita, e nem por isso a exposição
correspondente será incorreta. |
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Close
de flor bege faz os registros do histograma se
concentrarem à direita. |
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Assunto
com rica gama dinâmica, imagem bem exposta,
registro por toda a escala, grande número
de pixels (bias altas), bem distribuídos. |
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Correta
exposição de assunto escuro, bom
nível de detalhes nas sombras. |
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É possível deduzir,
por meio do histograma, se a imagem mantém alto nível
de detalhes nas áreas de sombra ou realces, assim como, se
ela tem bom contraste ou é “lavada”. Veja as
fotos abaixo. |
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Subexposição |
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Exposição
normal |
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Superexposicão |
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O assunto desta composição
contém tanto tons escuros quanto claros e ampla gama dinâmica,
como se pode ver na foto bem exposta, ao centro. Os histogramas
das duas fotos ao seu lado revelam sérios problemas. A da
esquerda foi pouco exposta: faltam tons escuros, contraste. É
o que se chama de uma imagem "lavada". A outra seguiu
caminho oposto e sua exposição “passou do ponto”,
destruindo os tons claros. Também o acúmulo de pixels
nos extremos desses dois gráficos indicam perda de detalhes
nas áreas de realce (à esquerda) e nas de sombra (à
direita). |
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Conforme se pode ver por meio
desses exemplos, o histograma tem muito a nos contar sobre nossas
imagens e quanto mais o observamos, mais aprendemos a traduzir suas
informações. Se sua câmera oferece este recurso,
aproveite: fique de olho para garantir ainda melhores resultados! |
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