Técnica do meio-disparo
Artigo de B. C. Deiró

A técnica de pressionar o botão do obturador até a metade antes de completar o disparo é muito útil para o fotógrafo: reduz o atraso do obturador, possibilita que o assunto em foco seja reposicionado para qualquer parte do quadro e ainda permite saber quais valores de exposição serão automaticamente aplicados, em digitais que exibem esses dados antes de completar o disparo. Veja a seguir como aplicar essa técnica para obter cada um desses objetivos.

Reposicionar o assunto principal

Câmeras mais simples focam apenas o assunto que se encontra no meio do enquadramento obrigando o fotógrafo a conter sua criatividade e posicionar o objeto principal impreterivelmente no centro da foto. Coisa mais sem graça, não é? A técnica do meio-disparo acaba com esse tipo de problema e proporciona total liberdade na elaboração das composições.

Também ao fotografar com câmeras de ponta, esta técnica poderá ser muito útil. Acontece, por exemplo, com aqueles sistemas complexos de foco que se comprometem a encontrar sozinho o assunto principal da cena... mas nem sempre eles priorizam o objeto ou pessoa que o fotógrafo gostaria. Com a técnica do meio-disparo você será capaz de, facilmente, obrigar a câmera a fazer o que você quer, driblando o sistema automático dela.

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Vamos então à técnica. Primeiro, enquadre a cena com o objeto principal no centro, para que o foco se dê sobre ele. Caso a câmera tenha vários sistemas de foco, selecione aquele mais simples, o de foco central. Pressione então o obturador somente até a metade do caminho, o que irá travar o foco. Agora, mova ligeiramente a câmera para deslocar o objeto do centro do quadro, posicionando-o onde quiser. Segure firme e complete o disparo. Simples assim. Treine um pouco e esse procedimento acabará sendo bem natural para você.

Tela traseira de câmera Fujifilm, moldura verde do foco deslocada para assunto do cabto  mostrando
A técnica do meio-disparo permite descentralizar e reposicionar o assunto que a câmera focou no centro ou em qualquer parte do enquadramento
Reduzir o atraso do obturador

Para reduzir o atraso entre o clique e a cena registrada, enquadre e pressione o botão do disparo pela metade. Mantenha-o nesta posição e aguarde para, no momento certo, completar o disparo. Enquanto aguarda, cuide para que a distância entre a objetiva e o assunto não se altere (ou ele sairá desfocado). O atraso será menor porque ao pressionar o botão pela metade você induz a câmera a antecipar o cálculo do foco, da exposição e do Balanço do Branco, ganhando tempo para, quando você completar o disparo, ela ser mais ágil no registro da foto.

Dados da exposição

É também após pressionar parcialmente o obturador que a maioria das câmeras exibe quais valores da abertura do diafragma, da velocidade do obturador, e qual fator ISO serão automaticamente aplicados na foto. Isso dá ao fotógrafo a oportunidade de, ao deparar-se por exemplo com altos fatores ISO que normalmente produzem ruído na imagem, abrir janelas ou acender mais luzes para aumentar a iluminação ambiente, na tentativa de obrigar a câmera a reduzir o fator.

O mesmo procedimento será útil quando a câmera indicar que longas exposições serão necessárias. Ao intensificar a iluminação ambiente o fotógrafo fará com que ela acelere a velocidade do obturador. Ele ainda terá a chance de se prevenir-se e manter a mão firme ou apoiar a câmera sobre algo estável para evitar fotos tremidas, comuns nas longas exposições.