|
MÉtodos
de MediÇÃo da Luz |
B.
C. Deiró
|
Na maior parte dos casos, basta
você enquadrar o assunto, disparar e, indiferente das cores
dos objetos em cena e da situação de luz, a foto sairá
bem exposta. A façanha se dá graças ao sistema
de medição de luz interno da câmera que, ao
clique do obturador, lê as tonalidades dos objetos e programa
a melhor forma de captura. |
|
Mas algumas composições podem
confundir a fotometria da câmera e produzir resultados menos
realistas. Acontece mais frequentemente nas paisagens de neve, ou
mesmo de praia quando a areia clara se estende pela maior parte
do quadro. Também os closes de simpáticos ou sinistros
animaizinhos totalmente brancos ou totalmente pretos desafiam o
desempenho das câmeras. |
|
 |
|
 |
Composições com predominância do branco
são difícil desafio para a fotometria das
câmeras.
É o que
explica, eventualmente, paisagens de neve saírem
acinzentadas ou
mesmo "chumbadas", como a foto da
esquerda.
Para conseguir o resultado da direita,
mais fiel
à cena real, foi
necessário editar a foto em
programa gráfico. |
|
|
Nessas situações, alterar o método
de medição da câmera será providencial,
porque diferentes métodos levam a diferentes leituras de
uma mesma cena, de forma a interpretar mais corretamente o que a
objetiva tem pela frente. São três os métodos
mais comuns: o que avalia a cena e determina a melhor exposição
considerando o todo, o que analisa toda a cena mas dá mais
importância ao que está no centro do enquadramento,
e o que não faz a leitura de toda a cena, mas apenas de pequena
área, normalmente o centro. Seus nomes variam, de fabricante
para fabricante. |
|
Se sua câmera possui mais de um método
e permite que você selecione qual deverá ser aplicado,
leia o manual para entender como cada um deles funciona e tire proveito
de mais esse recurso para garantir o sucesso de suas fotos. |
|
 |
|
Também fotos
com predominância
do preto podem revelar resultados duvidosos. No caso,
tivemos
menos problemas com a macrofotografia
do teclado do
que
com as cenas
de objetos
claros. |
|
|
|
Voltar |
|
|
|