Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Fujifilm FinePix S4500
  Fujifilm FinePix S4500 - Frente   Fujifilm FinePix S4500 - Costas   Fujifilm FinePix S4500 - Topo
Data da análise: 01/03/2013 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 14 megapixels
Zoom óptico: 30x
Tela de LCD: 3 polegadas
Preço: Até R$ 1.000
Fabricante: Fujifilm
Modelo de Janeiro, 2012

Overview
C x C
Imagem 1 - 2 - 3
Conclusão
Especs
F. Opinião
Nível de Ruído
As imagens produzidas pela Fujifilm FinePix S4500 apresentam alto nível de detalhes, acentuada nitidez e colorido vibrante nas fotos sob luz abundante que lhe permitem aplicar baixos fatores ISO. Conforme a iluminação reduz e obriga a câmera a elevar o fator ISO para expor adequadamente as cenas, a qualidade das imagens se deteriora não exatamente pela produção de ruído (granulação) como costumamos ver nos altos fatores, mas pela agressiva atuação de seu sistema de redução de ruído que varre, junto com o ruído, os detalhes mais delicados da imagem, a nitidez e a saturação das cores. Essas perdas são sentidas desde o fator 400 mas se agravam a partir do 800, quando vemos também a persistente granulação.
Recortes em tamanho natural (visualização 100%) de fotos tiradas nos diversos fatores ISO.
A câmera ainda disponibiliza os fatores ISO 3200 e 6400 para fotos de no máximo 3 megapixels, mas os resultados, mesmo que atenuados pelo reduzido tamanho das imagens, são sofríveis, como se pode constatar à direita.
Fique tranquilo: dificilmente a Fuji S4500 aplica esses fatores nas configurações automáticas. Eles devem ser evitados a qualquer custo pelo fotógrafo.
Ruído, Redutor do Ruído e Nível de Detalhes
Veja como o redutor de ruído da Fuji FinePix S4500 pode prejudicar suas fotos e saiba como solucionar o problema. O cachorrinho do recorte abaixo foi tirado de foto com zoom num fim de tarde nublado. O bom estabilizador da Fujifilm S4500 combinado ao fator ISO 400 automaticamente aplicado possibilitaram bom foco, apesar da foto ter sido tirada com a câmera na mão, ou seja, sem tripé. Porém, ao examinar a imagem na visualização 100% é evidente a perda de detalhes, como no pé da garota e nos pelos do cachorro, o que ocorreu devido à agressiva ação do redutor de ruído.
A suavidade de detalhes
produzida pela Fujifilm S4500 no fator ISO 400 poderá passar despercebida ao reduzir o tamanho da foto, mas se você persegue melhores resultados, sugerimos que selecione manualmente fatores
mais baixos, como o 200.
Pena o cachorrinho não ter esperado analisarmos a foto
e refazê-la aplicando ISO
mais baixo para comparar os
resultados. Utilizamos a
estátua abaixo para
isso, confira!
Na mesma tarde nublada fotografamos essa estátua com o fator máximo do zoom. Observe a diferença no nível de detalhes ao deixar o ISO em Auto, quando a câmera aplicou o fator 400, e ao selecionarmos manualmente o fator 100. Devido à iluminação insuficiente, a Fuji S4500 compensou o baixo fator que aplicamos reduzindo a velocidade para 1/40, o que ainda permitiu fotografar sem tripé, mas tivemos de redobrar o cuidado para a foto não sair tremida.
Acima, recorte de foto tirada com ISO 400 e abaixo, com ISO 100.
Observe como a imagem ganhou nitidez e detalhes ao reduzir o fator.
O ideal para utilizar mais despreocupadamente toda a escala zoom da câmera e obter imagens ricas em detalhes, evitando que ela apele para os altos fatores ISO, é sair para fotografar em dias mais claros. Se o tempo fechar, sugerimos reduzir o fator ISO para 100 ou 200 e manter a mão firme. Lembre-se que após enquadrar a cena você poderá acionar o timer (2 segundos bastam) que é para concentra-se em segurar de forma estável a câmera enquanto ela dispara sozinha. Caso sua mão não se garanta em termos de estabilidade, o jeito será apoiar a câmera em superfície estável ou em tripé.
Distorção Geométrica
  Paisagens com edifícios testam como as câmeras reproduzem os alinhamentos. Como é comum ocorrer, a Fuji S4500 não foge da distorção geométrica tipo barril ao fotografar no extremo largo de sua lente de 24 mm. Repare que a parte superior dos prédios na margem esquerda e direita da foto encurvam para dentro da imagem.
Suavidade nos Cantos
A Fuji S4500 foca com precisão os assuntos e produz imagens com acentuada nitidez. Porém, na inspeção com 100% de visibilidade, observa-se que a nitidez encontrada em toda a porção central das imagens e que se mantém nas margens superior e inferior, adquire suavidade especialmente na borda esquerda das fotos. A mesma foto do teste anterior foi recortada para mostrar abaixo esta distorção comum em câmeras da faixa de preço da Fujifilm S4500 e que poderá ser notada em grandes ampliações.
Borda Esquerda Centro Borda direita
Purple Fringing
Purple fringing é a distorção cromática que adiciona contorno roxeado (ou de outras cores) nas áreas de fortes contrastes da imagem. É muito baixa, praticamente inexistente, a incidência desse tipo de distorção nas áreas de contrastes das fotos tiradas pela Fuji S4500, seja em paisagens, macrofotografia, ou nesta cena que ilustra o teste. A área destacada no círculo, exibida em tamanho natural no recorte à direita,  revela claramente o problema quando presente, o que não acontece com esta FinePix.
Conclusão
B. C. Deiró                  
A Fujifilm oferece econômica linha de câmeras bridge, entre elas a Fujifilm FinePix S4500, dotada com uma das mais generosas lentes de superzoom do mercado, capaz de aproximar até 30x os assuntos. No lado oposto, seu ângulo largo de 24 mm (equiv.) possibilita, ao fotografar sem o zoom, a captura de amplas paisagens, espaçosas arquiteturas e de grupos de pessoas, sem que você seja obrigado a se afastar da cena para que tudo "caiba" na foto.
Design anatômico, a Fujifilm S4500 tem boa pegada para ser manuseada com segurança tanto pelos que desejam praticar os controles criativos da exposição, quanto por aqueles que preferem deixar os ajustes por conta da câmera: vem repleta de automação e ainda grava vídeos HD com zoom óptico. É alimentada por quatro baterias formato AA e utiliza os acessíveis cartões SD.
Conforme você poderá verificar nos diversos testes realizados, a qualidade de imagem produzida pela Fujifilm S4500 surpreende em vários aspectos: colorido rico e vibrante, respeitável gama dinâmica para uma câmera de seu preço, exposição precisa e alto nível de detalhes. O sistema de estabilização permite que você navegue à vontade na ampla escala de seu zoom óptico sem o uso do tripé, bastando segurar a câmera com firmeza. A câmera também se destaca por produzir excelentes retratos com flash.
O único senão é sua atuação nas fotos com pouca luz, como ao cair da tarde ou em ambientes internos mal iluminados e sem flash, quando a imagem produzida pela Fuji S4500 se deteriora devido à granulação e a agressiva ação do redutor de ruído. Para evitar o problema você terá de aplicar manualmente baixos fatores ISO, especialmente se pretende fazer grandes ampliações. Consequentemente, a câmera reduzirá a velocidade do obturador tornando recomendável o uso de apoio ou tripé para evitar fotos tremidas.
Em suma, acreditamos que a Fujifilm FinePix S4500 tem muito a oferecer por um preço bem abaixo do mercado e ela deverá ser uma boa opção, a menos que seu interesse seja produzir fotos noturnas ou se, apesar de exigente com os resultados, você passa longe do tripé, mesmo em situações de baixa luminosidade.
Sobre os testes
Os testes aplicados pelo Câmera versus Câmera submetem criteriosamente as câmeras às mesmas condições de cena sempre que isto for necessário para validar a comparação dos resultados de diferentes digitais. Para melhor aproveitar nossas análises, sugerimos aos leitores abrir o site em duas janelas independentes do browser, redimensioná-las horizontalmente posicionando uma na metade superior da tela e outra na metade inferior para, desta forma, comparar como cada câmera responde aos testes.


Voltar para a página Imagem-2

Entre em contato com o site para indicar a URL de suas fotos tiradas com a
Fujifilm FinePix S4500 e colaborar na criação desta Galeria dos Usuários

Especificações da Fujifilm FinePix S4500

Veja no Fórum de Opinião o que os usuários da Fujifilm FinePix S4500
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados