A Fujifilm oferece econômica linha de câmeras bridge, entre elas a Fujifilm FinePix S4500, dotada com uma das mais generosas lentes de superzoom do mercado, capaz de aproximar até 30x os assuntos. No lado oposto, seu ângulo largo de 24 mm (equiv.) possibilita, ao fotografar sem o zoom, a captura de amplas paisagens, espaçosas arquiteturas e de grupos de pessoas, sem que você seja obrigado a se afastar da cena para que tudo "caiba" na foto.
Design anatômico, a Fujifilm S4500 tem boa pegada para ser manuseada com segurança tanto pelos que desejam praticar os controles criativos da exposição, quanto por aqueles que preferem deixar os ajustes por conta da câmera: vem repleta de automação e ainda grava vídeos HD com zoom óptico. É alimentada por quatro pilhas AA e utiliza os acessíveis cartões SD.
Conforme você poderá verificar nos diversos testes que realizamos com esta câmera (páginas Imagem 1, 2 e 3 deste review), a qualidade de imagem produzida pela Fujifilm S4500 surpreende em vários aspectos: colorido rico e vibrante, respeitável gama dinâmica para uma câmera de seu preço, exposição precisa e alto nível de detalhes. O sistema de estabilização permite que você navegue à vontade na ampla escala de seu zoom óptico sem o uso do tripé, bastando segurar a câmera com firmeza. A câmera também se destaca por produzir excelentes retratos com flash.
O único senão é sua atuação nas fotos com pouca luz, como ao cair da tarde ou em ambientes internos mal iluminados e sem flash, quando a imagem produzida pela Fuji S4500 se deteriora devido à granulação e a agressiva ação do redutor de ruído. Para evitar o problema você terá de aplicar manualmente baixos fatores ISO, especialmente se pretende fazer grandes ampliações. Consequentemente, a câmera reduzirá a velocidade do obturador tornando recomendável o uso de apoio ou tripé para evitar fotos tremidas.
Em suma, acreditamos que a Fujifilm FinePix S4500 tem muito a oferecer por um preço bem abaixo do mercado e ela deverá ser uma boa opção, a menos que seu interesse seja produzir fotos noturnas ou se, apesar de exigente com os resultados, você passa longe do tripé, mesmo em situações de baixa luminosidade.
Observe nas páginas Imagem 1 - 2 - 3 deste review a atuação da câmera digital Fujifilm FinePix S4500 nos nossos testes à luz do dia ou sob luz artificial, com e sem flash, no ângulo largo e do telefoto (zoom 30x), etc.
- Preço abaixo do valor de mercado para câmeras bridge
- Sensor de 14 MP, possibilita fotos de até 28 x 38 com qualidade profissional de impressão
- Lente de superzoom 30x e de ângulo largo (24 mm) possibilita todo tipo de composição
- A Fuji S4500 produz imagens nítidas e cores vibrantes na maior parte das situações. Alto nível de detalhes em fotos à luz do dia e decente gama dinâmica para câmera deste valor
- Grande monitor LCD de 3 polegadas - qualidade padrão, constituído por 230.000 pontos
- Impressionantes macrofotografia a apenas 2 cm dos objetos
- Eficiente sistema de estabilização de imagens evita fotos tremidas
- Flash pop-up alcança 7 m segundo o fabricante, favorece a cobertura de eventos noturnos
- Excelentes retratos com flash, sem olhos vermelhos e com agradável tom de pele
- Detecta faces, sorrisos, piscadas, reconhece e se adapta a vários tipos de cena, o sistema de foco segue objetos em movimento, tudo para ajudar o usuário a obter boas fotos
- Cria panorâmicas unindo até 3 fotos na própria Fujifilm S4500
- Permite fazer recortes e remover olhos vermelhos, caso eles ocorram, em fotos gravadas
- Grava vídeos HD com zoom óptico, mas ele deve ser aplicado antes de iniciar a filmagem para evitar o ruído sonoro provocado pelo mecanismo da lente
- Saída HDMI para conexão com HDTV por meio de cabo (por padrão, não incluso)
- Funções que facilitam a seleção das fotos e seu envio para o YouTube ou Facebook
- Demais recursos da Fujifilm S4500 que se destacam nesta faixa de preço, mas são comuns em câmeras avançadas: visor eletrônico, controle total da exposição, modos de prioridades da abertura e da velocidade, bracketing (EV), etc.
- Tira aprox. 500 fotos por carga de pilhas recarregáveis NiMH, segundo a Fujifilm
- Perda de detalhes a partir do fator ISO 400 devido ao ruído e à ação do redutor de ruído, o que dificulta o uso da câmera conforme reduz a luz ambiente
- Modesto índice no modo sequencial para câmera do porte da Fuji S4500: 1,2 fps
- Não tira fotos menores de 3 MP nos formatos 4:3 e 3:2, nem menores de 2 MP no formato 16:9, o que poderá deixar o fotógrafo em apuros quando houver pouco espaço no cartão
- Limite da filmagem ininterrupta: 2 GB, o que dá pouco mais de 8 minutos por filme HD
- Não produz filmes Full HD, cada vez mais adotados por concorrentes da Fujifilm S4500
- Sem memória interna: lembre-se de comprar cartão ou não terá nem como testar a câmera
- Recursos desejáveis em câmeras avançadas e ausentes na Fujifilm S4500, apesar de raros nesta faixa de preço: sensor CMOS (o dela é CCD, como nas compactas), foco manual, sapata para flash externo, ajuste de dioptrias, produção de arquivos RAW
A valente Fujifilm FinePix S4500 enfrenta neste quadro três concorrentes de peso e de preço bem superior, também equipadas com poderosas lentes de superzoom, a Nikon Coolpix P510, a Canon PowerShot SX40 HS e a Sony Cyber-shot DSC-HX200V. Como não poderia deixar de ser em câmeras deste tipo, as quatro possuem estabilizador, visor eletrônico, disponibilizam controle total da exposição, modos de prioridades, etc. Compare abaixo importantes diferenças entre elas e repare que a Fujifilm S4500 mostra-se modesta em alguns aspectos, porém, ganha disparado num quesito fundamental: custa menos da metade do preço das outras três.
Se você está na dúvida sobre qual SLR-like Fujifilm da série "S" adquirir, tranquilize-se: há bem pouca diferença entre elas o que se concentra, basicamente, em suas lente e em pequenas variações de preço. Compare a lente da Fujifilm FinePix S4500, da Fujifilm FinePix S4200, Fujifilm FinePix S3300 e Fujifilm FinePix S4000 - as duas últimas são modelos no ano passado mas ainda presentes no mercado. Vantagem da Fujifilm S4000: tela de melhor qualidade.