As imagens produzidas pela Fujifilm FinePix S4500 apresentam alto nível de detalhes, acentuada nitidez e colorido vibrante nas fotos sob luz abundante que lhe permitem aplicar baixos fatores ISO. Conforme a iluminação reduz e obriga a câmera a elevar o fator ISO para expor adequadamente as cenas, a qualidade das imagens se deteriora não exatamente pela produção de ruído (granulação) como costumamos ver nos altos fatores, mas pela agressiva atuação de seu sistema de redução de ruído que varre, junto com o ruído, os detalhes mais delicados da imagem, a nitidez e a saturação das cores. Essas perdas são sentidas desde o fator 400 mas se agravam a partir do 800, quando vemos também a persistente granulação.


Veja como o redutor de ruído da Fuji FinePix S4500 pode prejudicar suas fotos e saiba como solucionar o problema. O cachorrinho do recorte abaixo foi tirado de foto com zoom num fim de tarde nublado. O bom estabilizador da Fujifilm S4500 combinado ao fator ISO 400 automaticamente aplicado possibilitaram bom foco, apesar da foto ter sido tirada com a câmera na mão, ou seja, sem tripé. Porém, ao examinar a imagem na visualização 100% é evidente a perda de detalhes, como no pé da garota e nos pelos do cachorro, o que ocorreu devido à agressiva ação do redutor de ruído.

Na mesma tarde nublada fotografamos essa estátua com o fator máximo do zoom. Observe a diferença no nível de detalhes ao deixar o ISO em Auto, quando a câmera aplicou o fator 400, e ao selecionarmos manualmente o fator 100. Devido à iluminação insuficiente, a Fuji S4500 compensou o baixo fator que aplicamos reduzindo a velocidade para 1/40, o que ainda permitiu fotografar sem tripé, mas tivemos de redobrar o cuidado para a foto não sair tremida.


O ideal para utilizar mais despreocupadamente toda a escala zoom da câmera e obter imagens ricas em detalhes, evitando que ela apele para os altos fatores ISO, é sair para fotografar em dias mais claros. Se o tempo fechar, sugerimos reduzir o fator ISO para 100 ou 200 e manter a mão firme. Lembre-se que após enquadrar a cena você poderá acionar o timer (2 segundos bastam) que é para concentra-se em segurar de forma estável a câmera enquanto ela dispara sozinha. Caso sua mão não se garanta em termos de estabilidade, o jeito será apoiar a câmera em superfície estável ou em tripé.
Paisagens com edifícios testam como as câmeras reproduzem os alinhamentos. Como é comum ocorrer, a Fuji S4500 não foge da distorção geométrica tipo barril ao fotografar no extremo largo de sua lente de 24 mm. Repare que a parte superior dos prédios na margem esquerda e direita da foto encurvam para dentro da imagem.

A Fuji S4500 foca com precisão os assuntos e produz imagens com acentuada nitidez. Porém, na inspeção com 100% de visibilidade, observa-se que a nitidez encontrada em toda a porção central das imagens e que se mantém nas margens superior e inferior, adquire suavidade especialmente na borda esquerda das fotos. A mesma foto do teste anterior foi recortada para mostrar abaixo esta distorção comum em câmeras da faixa de preço da Fujifilm S4500 e que poderá ser notada em grandes ampliações.



Purple fringing é a distorção cromática que adiciona contorno roxeado (ou de outras cores) nas áreas de fortes contrastes da imagem. É muito baixa, praticamente inexistente, a incidência desse tipo de distorção nas áreas de contrastes das fotos tiradas pela Fuji S4500, seja em paisagens, macrofotografia, etc. Na foto da esquerda, a área destacada no círculo tem se revelado um duro testes para avaliar a capacidade das câmeras em evitar essa distorção. Surpreendente, a FinePix S4500 tirou de letra o desafio: conforme se pode observar no recorte em tamanho natural à direita, a imagem é limpa, sem contornos roxeados.

