Primeiro foi a Canon EOS Rebel T100 lançada em 2018 como o mais barata das DSLR. Agora quem preocupa a concorrência é a Canon EOS R100, lançada como a mais barata mirrorless da Canon. É o "universo" conspirando para atrair você para as câmera de lentes intercambiáveis, onde em "universo" lê-se "Canon", empresa que pelo visto aposta no "100" (séries "T" ou "R") para virar esse jogo e desbancar as câmeras de celulares, tornando a superioridade das fotos tiradas por DSLR ou mirrorless cada vez mais acessível a todos.
Pena ela não ter incluído tela sensível ao toque na Canon R100, funcionalidade que faz parte da vida dos usuários dos celulares. Mas pelo preço dessa câmera, inferior ao de muitos smartphones de ponta, a aventura de selecionar o ponto de foco usando teclas de direção em vez da pontinha dos dedos sobre a tela poderá não ser um grande obstáculo, especialmente para quem almeja alcançar outro patamar em termos de qualidade da imagem.
A tela da Canon EOS R100 também perde pontos por não ser articulável, coisa que os celulares também não são, mas que a maioria das mirrorless é. Só que, de maneira geral, o preço das câmeras com tela articulável ultrapassa 5 mil reais e a Canon R100 é encontrada hoje no mercado nacional por aprox. 3,5 mil. A diferença em torno de 1,5 mil não é nada desprezível e pode ser proibitiva para muitos
Além de deter o título de uma das mirrorless mais baratas do mercado, a Canon R100 é também uma das menores e mais leves em sua categoria. Seu corpo, construído em material plástico resistente (policarbonato com fibra de vidro e liga de alumínio), tem design descomplicado e confortável. Equipada com sensor APS-C de 24,1 megapixels e o sistema de foco Dual Pixel da Canon, a câmera entrega lindas fotos de qualidade profissional, com afiada nitidez e atraente colorido que dispensam a pós-edição.
O sensor, muito maior que o dos smartphones, possibilidade fotos ricas em detalhes mesmo quando tiradas em ambientes mal iluminados, que podem ser impressas em grandes cópias ou orgulhosamente exibidas nas supertelas das TVs, sem medo de ser feliz.
Ela filma em 4K (com limitações que veremos mais adiante), além de Full HD de até 60p, produz vídeo time-lapse (4K e Full HD) e vídeos em câmera lenta (HD). Pouco comum nessa faixa de preço, a Canon R100 aceita microfone externo, o que favorece muito o sucesso de suas filmagens.
A câmera é equipada com visor eletrônico de ampliação efetiva maior que o de muitas câmeras mirrorless ou DSLR mais caras: 0,59x, igual ao da Canon EOS R10 ou da Canon EOS 90D, que custam o dobro da Canon R100
É, ainda, maior que o da Canon EOS Rebel T8i, câmera que também custa duas vezes o preço da R100 e cujo visor (óptico, assim como o da 90D) tem ampliação efetiva de modesto 0,51x. Significa que será mais confortável compor a cena através do visor da Canon R100, porque o tamanho de tudo que se vê através do seu visor será maior do que através do visor da Canon T8i.
Rápido e preciso, o eficiente sistema AF Dual Pixel de autofoco da Canon R100 é capaz de detectar não apenas rostos mas mais precisamente o olho das pessoas. Lamentavelmente, olhos dos animais e carros não são detectados pelo sistema de foco da R100.
A câmera faz o rastreamento do objeto (ou olho) em cena e o mantém em foco, mesmo que ele se mova no quadro. Você poderá direcionar o foco para outro assunto em cena, utilizando as setas de direção.
E a capacidade da Canon R100 focar com pouca luz é excelente para uma câmera de seu preço. Ao usar uma objetiva com abertura máxima de f/1.2 você será capaz de obter foco mesmo ao fotografar sob a luz do luar. E com ISO 100!
O problema é que a abertura de f/4 da lente RF-S 18-45mm IS STM do kit reduz bastante essa capacidade, ainda assim você poderá conseguir fotos nítidas em aposentos com luzes artificiais. Da porta para fora, a Canon R100 encontrará foco até no finalzinho daquela bonita luminosidade chamada "hora azul", em que o sol se foi e está quase anoitecendo.
Apesar dos recursos avançados a serem explorados por fotógrafos mais experientes, a Canon R100 poderá ser utilizada quase que como uma point-and-shot pelos iniciantes. Ao ativar o modo automático, o usuário deixa todos os ajustes a cargo da câmera e fica livre para se preocupar exclusivamente com o assunto a ser fotografado.
Assim como vimos na Canon EOS R10, a R100 oferece o que poderíamos chamar de um "estágio intermediário", útil para quem começa a se arriscar nos ajustes da exposição: para ajudar esse público, o modo "Creative Assist" emprega termos de fácil compreensão, como por exemplo "Brilho", para definir a exposição compensada (EV).
Quando menos esperar, o novato estará compreendo como funciona o ajuste da abertura do diafragma, enquanto se diverte deslizando o controle do "Desfoque do Plano de Fundo" para produzir o efeito do fundo desfocado.
No modo de disparos contínuos a R100 atinge a boa marca de 6,5 fotos por segundo, mas esse índice cai para 3,5 com ajuste automático do foco a cada disparo. A esse ritmo você poderá capturar belos movimentos de dança, a agitação da garotada nas festas, mas não dá para contar com grandes coberturas de eventos esportivos.
Também a capacidade do buffer da Canon R100 deixa a desejar: ele impõe um intervalo após uma sequência de aprox. 97 fotos JPEG, ou apenas 6 RAW.
A câmera possui flash integrado, mas de alcance muito modesto: ele mal chega a 1,50 m no ângulo largo, com ISO 100 e a lente do kit. Será preciso elevar o fator da sensibilidade ISO para ampliar o alcance. Em compensação, a câmera possui sapata com todos os pinos necessários para utilizar não apenas as unidades de flash externo da Canon como também as fabricadas por terceiros, normalmente bem mais em conta.
Ainda sobre o flash pop-up integrado, para alegria de uns e tristeza de outros, ele deve ser levantado manualmente quando o usuário quiser que dispare, e abaixado para que não dispare.
A Canon R100 tem tudo o que é necessário para gravar vídeos Full HD (e HD) de excelente qualidade. Eles podem ser de até 60p e utilizam o rápido sistema Dual Pixel de autofoco. Graças ao emprego do obturador eletrônico de 1ª cortina a produção do desagradável efeito "rolling shutter" é controlado.
Também o efeito de trepidação da câmera é minimizado por meio da estabilização digital que a R100 disponibiliza para as filmagens. A câmera produz vídeos HD com efeito de câmera lenta, a 120 fps.
Os vídeos 4K, gravados à taxa única de 24 fps, sofrem um corte de 1,55x, o que corresponde, utilizando a lente do kit, a um ângulo largo de 45 mm. As coisas pioram ao acionar o útil estabilizador digital, que acrescenta um corte de 1,1x, reduzindo para 48 mm o comprimento focal.
Para compreender o que isso significa na prática, este ângulo de visão equivale ao zoom 2x da maioria das compactas. Certamente, você terá de tomar uma boa distância para conseguir enquadrar a cena toda, e ao fotografar paisagens, vai perder o que estiver nas margens.
Outro inconveniente: na filmagem em 4K o sistema de autofoco passa do Dual Pixel para o de detecção de contraste, que é menos preciso e mais lento. Assim, mesmo que você se disponha a desembolsar em torno de 1,5 mil reais para adquirir uma lente grande angular, como a RF-S 10-18mm F4.5-6.3 IS STM, o problema do comprimento focal devido ao corte na filmagem 4K exposto no parágrafo anterior será resolvido (o que seria 48 mm, passa para 25 mm!), mas o problema em relação ao foco não. Ele continuará sendo por detecção de contraste.
A Canon R110 possui a tecnologia Wi-Fi e Bluetooth que permite, por meio do aplicativo Canon Camera Connect, transferir facilmente e em alta velocidade os arquivos para os celulares Android ou IOS, e controlar remotamente a câmera por meio desses dispositivos.
Isso é interessante, por exemplo, para disparar a foto via celular, sem tocar na câmera, o que elimina o risco de fotos tremidas. Mas a Canon R100 oferece mais uma forma de se conseguir clicar a foto sem tocar na câmera: por meio disparador remoto RS-60E3. Sim, outro recurso que se destaca nessa câmera é a porta para esse útil dispositivo que dispensa a participação do celular.
É possível utilizar a Canon R100 como uma webcam de alta definição: para isso basta baixar o aplicativo EOS Webcam Utility gratuitamente no site da Canon.
A câmera é alimentada pela bateria formato proprietário LP-E17 que, segundo a Canon, tem uma autonomia bastante competitiva, chegando a 430 fotos tiradas por meio da tela de LCD, ou 340 quando isso for feito por meio do visor EVF. Essa bateria é recarregada fora da câmera, com o carregador que também a acompanha.
Quem, casa quer casa e quem compra câmera de lentes intercambiáveis quer lentes. Assim, é bom prevenir você de que, apesar da Canon já ter lançado algumas lentes grande angulares e de telefoto projetadas especificamente para as câmeras da série "R" o cardápio ainda é bem enxuto.
É possível que a lente do kit da Canon R100 satisfaça e que demore um pouco para você sentir a necessidade de investir em outras objetivas: vamos torcer para que nesse meio tempo a Canon tenha aumentado suas ofertas. É o que esperam os usuários dos mais de 10 modelos de câmera Canon da série "R" já lançadas, todas elas, diga-se de passagem, bem mais caras do que a R100, e todas dependendo dessa mesma produção.
De qualquer forma, lembramos que a vasta coleção de lentes EF e EF-S das DSLR da Canon poderão ser utilizadas pela Canon R100 por meio de adaptador, se você não se importar com o volume e peso dessas lentes, não tão condizentes ao corpinho enxuto e leve da Canon R100.
A Canon R100 é uma excelente opção para quem pretende gastar pouco para ter nas mãos uma deliciosa mirrorless, leve e pequena, capaz de entregar fotos (e também vídeos Full HD) de alta qualidade e, de uma maneira geral, ostentar recursos muito superiores ao que poderia esperar de uma câmera desse preço. Contanto que você não se importe em operar uma tela que não seja sensível ao toque, nem priorize a filmagem em 4K, um tanto limitada nesta câmera.
- A mais acessível mirrorless da Canon: custa em torno de 3,5 mil reais
- Leve (corpo de 309 g) e compacta, o que facilita seu transporte na bolsa
- Rápido sistema Dual Pixel de autofoco, com detecção e rastreamento de olho humano
- Produz fotos de surpreendente qualidade, com exposição precisa, cores atraentes e afiada nitidez
- Visor ocular eletrônico OLED nítido, e de ampliação efetiva superior à das concorrentes
- Sensibilidade para focar com pouca luz superior ao esperado em câmeras desse valor
- O modo Creative Assist. facilita aos iniciantes em alguns controles da exposição a aplicação de diferentes efeitos, como desfocar o plano de fundo na intensidade desejada
- Flash integrado, desobriga a compra de unidade externa se você ainda não tem uma
- Filmes Full HD de até 60p, com rápido autofoco Dual Pixel
- Vídeos HD em câmera lenta (120p)
- Criação de filmes time-lapse em 4K e Full HD
- Bateria de boa autonomia, entre as mirrorless
- Wi-Fi e Bluetooth para o envio de fotos e de vídeos em tempo real e para operar a câmera remotamente
- Entrada para microfone externo
- Entrada para o disparador remoto RS-60E3 da Canon
- Pode ser usada com webcam de alta qualidade por meio do aplicativo EOS Webcam Utility
- A tela não é sensível ao toque nem articulável
- O sistema de autofoco Dual Pixel da Canon R100 não detecta carros e rosto ou olhos de animais
- Alcance do flash pop-up deixa a desejar
- Filmes em 4K cropados (corte de 1,55x) e com autofoco de detecção de contraste, em vez do Dual Pixel
- Sem recursos que facilitem a criação de imagens panorâmicas
- Tira até 6,5 fotos por segundo no modo sequencial, mas sem ajustar o foco a cada disparo. Com o ajuste contínuo do autofoco esse índice cai para 3,5 fotos por segundo
- Você deverá adquirir lentes com estabilizador de imagem, já que a Canon R100 não dispõe deste recurso em seu corpo
Comparativo da Canon EOS R100 com outras câmeras Canon que competem com ela, a acessível DSLR Canon Rebel T100, a Canon EOS Rebel T7 Plus, modelo um pouco mais sofisticado mas também de preço econômico, e a mirrorless Canon EOS M50 Mark II, que, apesar de mais cara, é uma das mirrorless mais acessíveis desta marca disponíveis atualmente no mercado, além da Canon R100.
Nome | Canon EOS R100 |
---|---|
Fabricante | Canon |
Lançamento | Maio, 2023 |
Tipo | Mirrorless (estilo SLR) |
Encaixe da Lente | Canon RF |
Preço | Aprox. US$ 500,00 (2024) |
Dimensões | 116,3 x 85,5 x 68,8 mm (LAP) Lente: 68,9 x 44,3 mm (máx. diâmetro x comprimento) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | APS-C |
. Tamanho | 22,3 x 14,9 mm |
. Fator de Corte | 1,6x |
. Pixels Efetivos | 24,1 megapixels |
Processador | DIGIC 8 |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos |
|
Vídeos | Formato: MP4 Áudio: AAC 4K UHD (3840 x 2160)
Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 2,5x |
Zoom Digital | Até 10x na gravação de filmes Full HD de 30p/25p e 23,98p |
Alcance Focal | 18 - 45 mm |
Abertura | F4.5 - F22 (W) F6.3 - F32 (T) |
Estabilizador | Não (máquina) Sim (lente) |
Autofoco |
|
AF Filmes | Full HD e HD: Dual Pixel CMOS AF 4K: Contraste AF |
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim: face, olhos, cabeça e corpo de seres humanos |
Distância Mínima | 20 cm |
Macrofotografia | --- |
Luz Assistente | Sim (luz de LED incorporada) |
Sensibilidade ISO | 100-12800, expansível a 25600 |
Balanço do Branco | Auto (Prioridade de Ambiente e Prioridade de Branco), Luz do Dia, Sombra, Nublado, Tungstênio, Luz Fluorescente Branca, Flash
|
Bal. do Branco Manual | Sim ("Personalizado") |
Velocidade Mínima | 30 segundos Exposição "Bulb" |
Velocidade Máxima | 1/4000 seg |
EV (Exp. Value) | +/- 3 EV (passos de 1/3 EV) |
Métodos de Medição | Medição Matricial, Medição Parcial no Centro, Medição Ponderada com Predominância ao Centro, Medição Pontual |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Retrato, Desporto, Paisagem, Alimentos, Retrato Noturno, Grande Plano, etc. |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | 6,5 fotos de 24 MP por segundo com foco fixo, ou 3,5 com AF contínuo, para até 97 JPEG ou 6 RAW |
Temporizador |
|
Flash Interno | Sim |
Alcance Flash | Nº guia (ISO 100) 6 m |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Tela | TFT LCD |
. Tamanho | 3 polegadas |
. Nº de Pontos | 1.040.000 |
. Articulável | Não, fixa |
Não | |
Live View | Sim |
Visor Ocular | Sim, visor eletrônico OLED |
. Tamanho | 0,39 polegadas |
. Nº de Pontos | 2.360.000 |
. Cobertura | 100% |
. Ampliação | 0,95x |
Ajuste de Dioptrias | Sim |
Bateria | Recarregável, formato proprietário LP-E17 |
. Autonomia |
|
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Sim |
USB |
|
HDMI | Sim, micro HDMI, não compatível com CEC |
Wi-Fi | Sim |
Bluetooth | Sim |
GPS | Não |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | SD, SDHC, SDXC Compatível com cartões UHS-I |
OBS |
|